Quem Somos?

Slogan

Missão

Celebrando com você os propósitos de Deus!

A nossa igreja existe para: Alcançar pessoas para Cristo, Unido-as para Crescer, Servir e Alegrar a Deus com suas vidas.

Visão

Que busca depender do poder de Deus; Que tenha como estilo de vida compartilhar Cristo; Que cultua a Deus de forma contextualizada; Que tenha adoração a Deus como um jeito de ser; Que seja uma família comprometida com o cuidado mútuo; Que restaura vidas; Que seja convicta dos princípios bíblicos; Que seja composta de servos; Que seja missionária; Que influencie a comunidade na busca de qualidade de vida;

Que seja amigável e acolhedora; Que seja liderada por pessoas capazes e comprometidas; Que glorifica a Deus!

Propósitos

Temos como base a organização de nossa estrutura dirigidas pelos propósitos de Deus. Em cada um deles procuramos desenvolver programações e conceitos para realização dos propósitos na vida de cada um que participa da Igreja da Barra.

Evangelização

Adoração

Comunhão

Edificação

Serviço

Nossa História

Olhando o passado com alegria... Motivados por um futuro cheio de esperança

Lideradas por homens e mulheres de Deus a Convenção em sua inovação e visão do futuro em 1955 adquiriu alguns terrenos visando à organização de igrejas na Região ainda pouco explorada da Barra da Tijuca.

O grande problema era chegar aqui... Diferente das grandes vias como linha amarela, avenida das Américas o acesso era restrito a estrada de furnas e obviamente após a construção da ponte sobre o canal onde se deu inicio o Jardim Oceânico. Antes mesmo de um projeto da cidade, Deus já havia plantado no coração de muitos um projeto de evangelização para esta parte do Rio de Janeiro, que estrategicamente estava pronta para o grande crescimento esperado após a consolidação do projeto urbanístico de Lúcio Costa em 1969.

Poucos anos depois começam as investidas... A Igreja Batista Memorial da Tijuca em 1978 marca definitivamente o inicio de nossa história com o envio da missionária Elizabeth Oates acompanhada de Jorge Rodrigues e pela Iberista Wilce Prota que em pouco tempo mobilizam aproximadamente 13 grupos trabalhando em diferentes áreas na tão desafiadora Barra da Tijuca.

Com o desenvolvimento do trabalho chega então para liderar esta já produtiva equipe o Pastor Jerry Stanley Key em 1980 onde organiza a Congregação na casa de nossa irmã Wilde Vanderley com uma grande mobilização realizada pela Convenção Batista Carioca.

Mas o grande passo se dá no dia 20 de junho de 1982 onde é organizada a Primeira Igreja Batista da Barra da Tijuca com 22 membros em concílio realizado pela Igreja Batista Memorial da Tijuca tendo pastor Oliveira de Araújo como presidente deste concílio.

Mas a Barra da Tijuca não parava de crescer.... Neste período um dos ícones da Barra é inaugurado. O Barra Shopping é inaugurado em outubro de 1981 e acelera o processo de desenvolvimento de toda região. De igual forma a Igreja da Barra caminhava e se desenvolvia com a chegada do seu novo pastor logo após a sua organização. O pastor Joarês Mendes de Freitas assume a igreja em julho de 1982 e conduz um desenvolvimento saudável para igreja tanto nos aspectos patrimoniais como a compra do apartamento pastoral quanto no crescimento e divulgação do evangelho.

A Igreja da Barra tem missões no seu DNA e por isso tão logo que nasceu começou um trabalho num bairro ainda distante... Recreio dos Bandeirantes com um grupo de jovens liderados por Juracy Carlos Bahia e em 20 de novembro de 1988, ou seja, seis anos depois organiza sua primeira igreja-filha a Primeira Igreja Batista do Recreio dos Bandeirantes.

Toda história reserva momentos de lutas e desafios e a Igreja da Barra não é diferente após a saída do Pastor Joarês Mendes em 1992 a Igreja passa por dois períodos de sucessão pastoral em menos de 1 ano, sendo pastor interino Jack Newberry Young, Capelão do antigo IBER e professor do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil que fica aproximadamente 13 meses até a chegada do Pastor Elio Portella em 20 de Março de 1993.

O desafio de acompanhar o crescimento da Barra da Tijuca, frente à chegada dos novos moradores e a consolidação da Barra como um lugar da classe média alta da sociedade carioca, ganha mais um capitulo com a organização da Igreja Batista Central da Barra da Tijuca em 04 de Junho de 2000. E tempos depois com implantação da Missão Batista no Largo da Barra onde o Pr. Nelson Domingues assume em 30 de Março de 2005 e que posteriormente em 2009 uniria forças com a Igreja da Barra para o cumprimento de sua missão.

Em 2007 vem a despedida do Pastor Elio sendo o maior tempo dedicado a obra nesta igreja com 14 anos de dedicação e trabalho. Com a despedida vem os desafios de mais uma sucessão pastoral que termina no dia 05 de dezembro de 2008 com o culto de posse do Pr. José Maria de Souza que nos últimos anos tem conduzido a igreja a viver um novo tempo.

Temos vivido tempos de profundas restaurações, e com certeza o Celebrando a Recuperação tem sido fundamental na vida da Igreja através da liderança da Janaina Eler e sua equipe. Outros ministros chegaram e ministérios implantados e é possível ver muitas transformações em vários aspectos da nossa igreja.

O grande desafio para novo ministério pastoral da Igreja da Barra começava pela grande mudança e ampliação do seu local de cultos e a procura começa no mesmo momento desta chegada, muitos terrenos, opções, possibilidades foram vistas, revistas, sonhadas e até mesmo votada por nossa Igreja. Para cada oportunidade abríamos o coração para saber se realmente era a vontade de Deus aquele momento. Até que Deus nos indicou um patrimônio localizado na Rua Maria Luisa Pitanga.

Era uma propriedade 3 vezes maior do que a que ocupávamos na rua João Zanetti. Com aproximadamente 4.500 m2, excelente visibilidade, apresentando mais de 100 m de frente para a principal via de acesso à Barra. As negociações encerraram-se no dia 31 de Maio de 2012 e tomando posse do terreno com todos os desafios inclusos no dia 11 de Janeiro de 2013.

Uma grande obra precisava ser feita para que a Igreja consolidasse a mudança que aconteceu no dia 09 de Março de 2013 e com a conclusão da reforma do salão para o local de cultos no dia 10 de Outubro de 2013 recebíamos toda igreja para um fim de semana de muitas celebrações de gratidão ao Senhor pela inauguração do novo templo.

Muitos colaboraram para a história da Igreja da Barra e seria injusto listar mais nomes e esquecer alguém, porque todos foram e são importantes para nossa história e ajudaram ou vem nos ajudando a construir uma nova identidade para uma nova igreja, neste novo tempo.

É uma tarefa difícil resumir mais de 30 anos de histórias, mas é fácil lembrar-se dos momentos maravilhosos que vivemos juntos aqui como igreja, e que hoje fazem parte da nossa história e de nossa memória, vamos olhar o passado com alegria e gratidão como quem olha para um retrovisor, pois o futuro está bem a nossa frente cheio e repleto de ESPERANÇA!

Novos sonhos o Senhor tem derramado sobre a sua Igreja. Novos Sonhos Ele tem para Primeira Igreja Batista da Barra da Tijuca.

Horários de Culto

Na maior parte do ano seguimos a seguinte programação semanal na Igreja da Barra.

 

Domingo

9h00 – Escola Bíblica

10h30 – Celebração da Manhã

19h30 – Celebração da Noite

Terça- Feira

10h00 – Encontro de Oração

19h00 – Celebrando a Recuperação*

* Geralmente do Período de Março a inicio de Dezembro.

Sábado

Todo 2º Sábado do Mês: Wake Up! – Culto da Juventude.

Equipe Ministerial

José Maria de Souza, pastor presidente.

Janaina Eler de Carvalho de Souza, líder do Ministério Celebrando a Recuperação.

Ivan Vaz, pastor de Adoração

Hugo Pereira Sampaio, pastor da juventude Supernova

Fale Conosco

Deseja fazer um pedido de oração, falar conosco ou tirar dúvidas? Fale conosco!

 

Ligue para nós: (21) 2493-0104

Nosso e-mail: secretaria@igrejadabarra.com.br

Enviando formulário...

O servido encontrou algum erro, sua mensagem ainda não foi enviada.

Enviado com sucesso!

Fale conosco

Pedidos de Oração

Rua Maria Luísa Pitanga, 110 – Barra da Tijuca – RJ Cep: 26.611-190.  Telefone: (21) 2493-0104.